Possuímos uma visão integrada dos negócios e setores em que operam os nossos clientes e os fatores críticos de geração de valor.
A Nossa Visão
A nossa abordagem de auditoria baseia-se numa adequada avaliação do risco de acordo com os modelos preconizados pelo COSO (Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission), designadamente pela metodologia Gestão do Risco Empresarial (ERM – Enterprise Risk Management). Deste modo, possuímos competências muito específicas no domínio da identificação e avaliação de riscos e sua mitigação. Adicionalmente, a experiência adquirida em inúmeros projetos permite-nos um domínio das metodologias de avaliação de ativos centradas na aplicação da metodologia denominada DCF – Discounted Cash Flows; possuímos uma visão integrada dos negócios e setores em que operam os nossos clientes e os fatores críticos de geração de valor.
Assim, reconhecemos ter competências para prestar outros serviços, relacionados com a auditoria, nomeadamente:
- Avaliação de entradas em espécie para a realização de capital social, de acordo com o artigo 28.º do Código das Sociedades Comerciais;
- Projetos de revisão do sistema de controlo interno e identificação das oportunidades de melhoria;
- Realização de Perícias.
Serviços
Avaliações de Entradas em Espécie
Possuímos experiência em vários projetos visando a avaliação de entradas em espécie, para a realização de capital social, de acordo com o artigo 28.º do Código das Sociedades Comerciais.
Em algumas situações, o nosso trabalho visou rever a razoabilidade das avaliações efetuadas por Peritos Independentes; noutras situações, em particular no caso de entradas de ações ou quotas, fomos responsáveis pela avaliação dos referidos ativos. As experiências anteriores permitiram desenvolver o know-how necessário à realização deste tipo de avaliação, em particular, o recurso ao denominado método dos Fluxos de Caixa Descontados (“Discounted Cash Flows”) e a definição da taxa de remuneração do capital a adotar, em cada situação concreta.
Revisão do Sistema de Controlo Interno / Identificação de Oportunidades de Melhoria
Uma das etapas cruciais, de qualquer projeto de auditoria, consiste na avaliação do sistema de controlo interno, com o objetivo de avaliar o risco de auditoria e definir a estratégia de auditoria a adotar. A experiência adquirida nesta área qualifica-nos para a realização de projetos de revisão do sistema de controlo interno, permitindo a identificação de oportunidades de melhoria efetiva, as quais se traduzem em poupanças e/ou redução do risco para o cliente.
Realização de Perícias
O Sócio responsável, António Joaquim Andrade Gonçalves, tem participado, em diversas Perícias, quer em processos cíveis, quer em arbitragens. Em todos os projetos realizados nesta área, procurou-se garantir a utilização dos conhecimentos e experiência adquirida, de modo a salvaguardar os interesses dos clientes, e respeitando as necessárias condicionantes no plano ético e deontológico.
As Perícias desenvolvidas têm-se centrado nas seguintes áreas:
- Contratos de Agência / Indemnização de clientela;
- Laboral / Despedimentos com justa causa;
- Litígios entre Sócios por incumprimento de Acordos Para-Sociais;
- Avaliação de ativos, em particular partes de capital.
Para além da participação em Peritagens, participámos na elaboração da fundamentação económica e financeira do processo de despedimento coletivo da Portugália – Companhia Portuguesa de Transportes Aéreos, S.A., aquando do processo de aquisição da mesma por uma subsidiária da TAP – Transportes Aéreos Portugueses, S.G.P.S., S.A.
A Nossa Missão
Promover a prestação de serviços profissionais que permitam aos nossos clientes um nível de serviço elevado, orientado para a obtenção de resultados concretos.
Os Nossos Honorários
Os nossos honorários são determinados em função das horas efetivamente incorridas e do nível de qualificação dos profissionais envolvidos nos projetos.